terça-feira, 10 de março de 2015

SAMBENITO
Seh M. Pereira
.
.
.
.
.
Não despida de um chão-passarinheiro, nos
interrogatórios dos demônios de si fez-se aliados e manquejo; do sangue que benzia-lhe as
.
.
.
pernas.. Incendiando igrejas, minha
fiandeira-avó era
.
Maria
.
.
entre outras inúmeras
Marias sucessora das não-graças; condenada por suposta prática pagã.. testemunhei seus milagres em batalhas de
corpo aberto, e ferrugem.. acabei por reacender seu
.
nome bordado de beata por agulhas internas, incendiando-me..
.
.
.
Do relógio-calendário;
iniciou-se as negociações antecipadamente, fio a
fio,
.
para chegar-se
até uma justa figura, ou o desaperto dos
ponteiros que continuam dando-lhe giros.. Minha
fiandeira-avó era uma santa sem as
.
.
.
regalias realizadas de um tempo-aluguel.. Entregou-se ao seu carrasco em um auto-de-fé..
.
.
Do nato de data interrogativa de um quarto-gestante, e prazo; contrações externas.. Minha Maria foi uma pagã
canonizada
sem ordem de despejo, filha de uma humanidade ruim das
pernas.. Das não-graças, era
mais uma em meio à outras inúmeras; tecia fio a
fio o tempo, e
.
nas vagas do seu tempo-aluguel vendia
pedras.. Negociava
.
.
.
prazos, em
espelho-falado, e atravessa-me em
gritos sem qualquer cobrança de depósito da penhora..
Tentou me despir dessa
desumanidade que se mostra em injusta figura, e
interesses estabelecidos às claras.. Negociava tréguas não-gratuitas com
.
os demônios de
.
.
.
si, no corte
das arestas do seu sinal da cruz; uma
descriadora do mundo quando despida do enrosco dos dedos..
Com minha maria aprendi
as técnicas dos alicerces não esquivar-me dos
apedrejos.. com minha Maria aprendi a colher as pedras e batizá-las cada qual
.
com
.
.
nome de santo, e outros momentos unitivos.. Depositava perna-de-pau como ex-voto para uma humanidade
ruim
.
das pernas.. De minha Maria não-cheia-de-graça herdei a
devoção de um quarto-gestante de milagres.. Do sangue que lhe benzia
no meio das pernas,
pólvora.. Das lutas glórias em
prostibulo votivo em desacordos com
.
.
aliados..
.
.
.
Abro as gaiolas,
e agora atravesso os territórios defendidos pelos
demônios de si feito Maria minha fiandeira.. Cumpro as ordens
restritas em confidências do auto-da-fé, devoto das não-graças; rezando ao
seu santo de casa e aos de
outras
.
confissões..
.
.
.
Por diversos, escuto sua voz-surda em
confidências com as paredes do quarto-gestante; vestida de interrogatório aos
pés de outros incêndios; por motivo de honra reabilitada.. Uma
santa que pariu essa
.
humanidade
manca; minha avó, queimada viva, morreu virgem de
.
.
.
milagres..
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário